terça-feira, 21 de julho de 2015

Virtual Boy completou 20 anos!


Há 20 anos atrás no dia 21 de julho de 1995, a Nintendo lançou o Virtual Boy, um console de realidade virtual, custando $179.99. O aparelho consistia em um óculos especial que seria capaz de proporcionar experiências de realidade virtual nunca foram feitas antes. Desenvolvido por Gunpei Yokoi, famoso designer da Nintendo, mais conhecido como o criador do Gameboy e do seu predecessor o Game & Watch, o Virtual Boy também veio com a proposta de ser um videogame portátil. O problema era que o seu design era mais propício para ser apoiado sobre uma mesa do que para ser jogado ao ar livre.

No quesito jogos o Virtual Boy também não foi muito bem, tendo somente 22 jogos. Alguns dos jogos como Jack Bros eram até bons, mas o fato de serem de um console com uma péssima interface não ajudou. Já outros títulos como por exemplo Red Alarm um game de naves como Star Fox, eram infinitamente inferiores. O game era monocromático em vermelho assim como todos os games do Virtual Boy, mas pelo menos nos outros era possível entender o que se passava na tela enquanto Red Alarm era um jogo com gráficos em wireframes, que tornava impossível distinguir as paredes dos espaços abertos. Devido a isso o game era praticamente “injogável”.

O aparelho que possuía um processador de 32 bits foi superado com muita vantagem pelo Nitendo 64 lançado um ano depois por $199,99.

O Virtual Boy fracassou, assim como muitas outras invenções bizarras como U-force e Power Glove, sendo descontinuado 5 meses após seu lançamento. Hoje em dia um Virtual Boy pode ser encontrado na internet por preços que variam de 200 a 500 dólares.


Rodrigo Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário