quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Será o fim dos pc gamers?

Em setembro do ano passado(2013) a Valve confirmou um longo rumor, que ela estava desenvolvendo um console, as Steam Machines. Juntamente com o anuncio do "Video Game" foi anunciado o Steam OS, um sistema operacional feito exclusivamente para jogos e baseado em Linux. Os "consoles" estão sendo desenvolvidos por diversas empresas, estando por enquanto 13 confirmadas, como Gigabyte, Zotac, Alienware, Digital Storm, etc.
 O que não será feito por essas empresas, e sim pela própria Valve será o controle. Esse novo tipo de controle, com superficies touch no lugar dos analógicos permite que sejam jogados com ele games que exijam o uso de um mouse, como o caso dos jogos de estratégia e mobas, como por exemplo Civilization  e Dota 2 respectivamente.
O grande desejo do Gabe Newell (fundador da Valve) era se livrar do dominio da Microsoft na área de games para pc.
Como foi dito anteriormente, o Steam OS, é um sistema baseado em Linux, o que faz com que somente jogos que apresentem versões Linux poderão ser jogados a partir de uma Steam Machine. Por um lado isso pode ser bom, pois incentivará os desenvolvedores a explorar a plataforma Linux, que atualmente já possui um catálogo respeitável de games, sendo em sua maioria jogos indie, mas não pode ser comparado ao catálogo para o Windows no quesito tamanho. Mas mesmo assim a nova plataforma será algo que irá dar uma boa diversificada no mercado de consoles, dominado pela Sony, Nintendo e Microsoft.

O Steam Controller                                     Fonte: Valve          
Modelo de Steam Machine da Gigabyte          Fonte: Destructoid


Modelo de Steam Machine da Zotac              Fonte: IGN


                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário