quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A História dos First Person Shooters (parte1)





Os primeiros shooters surgiram na década de 80 mas definir qual realmente foi o primeiro deles é uma tarefa complicada, pois essa definição não existia na época. Muitas pessoas vão dizer que o primeiro deles foi Wolfenstein 3D, e realmente se nós pensarmos nas características básicas do gênero, nos dias atuais isso é verdade, mas antes foram feitos alguns jogos como Missile (1969) e Maze War (1974).
Missile na verdade não era um jogo de vídeo game, pois era um jogo completamente mecânico, como por exemplo o Pinball. Já Maze War foi um jogo feito para computadores, que consistia em andar por um labirinto à procura de outros personagens e eliminá-los. Até ai tudo bem, mas Maze War inovou ao ser o primeiro FPS multiplayer da história(algo que Wolfenstein 3D lançado quase 20 anos depois não possuía), e também por possuir um sistema de mapa para mostrar a posição dos jogadores algo que vemos hoje em dia nos jogos da série Call of Duty e Battlefield. Mas isso não foi suficiente para tornar o jogo e nem o gênero conhecidos.
Passaram-se muitos anos e foram sendo lançados vários jogos do tipo, como Star Trek: Strategic Operations Simulator(1983), Star Luster(1985), entre outros. Até que no ano de 1987 foi lançado inicialmente para Atari e para pc's (posteriormente seria lançado em outras plataformas) o jogo Midi Maze, um sucessor espiritual do clássico Maze War de 1974. O jogo apresentava várias melhorias como a possibilidade de andar na diagonal, o que tornava o cenário mais explorável. Além disso o cenário era colorido, em comparação ao preto e branco do jogo anterior.

As características básicas do gênero shooter já eram conhecidas, mas faltava uma única coisa para ele ser bastante conhecido e aclamado pelos gamers, um titulo "Blockbuster", algo que só aconteceria cinco anos depois (em 1992) com o lançamento de Wolfenstein 3D.

Maquina do Game Missile(1969)


Maze war(1974)
                                                 
Wolfenstein 3D(1992)
                              




















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