segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O crescimento do multiplayer



O modo multiplayer por mais que pareça não é uma criação recente, sendo quase tão antigos quanto as primeiras gerações de consoles domésticos. O primeiro mundo virtual foi criado em 1979 por dois estudantes da Universidade de Essex na Inglaterra, o MUD (Multi User Dungeon), que mais tarde passaria a ser conhecido com MUD1 após o lançamento de seu sucessor o MUD2.  O MUD consistia em um sistema interativo baseado em textos, onde tudo nele, desde a comunicação entre os jogadores até o próprio mundo era feito somente com textos. Mas a popularização dos MMO’s somente viria a acontecer quase 20 anos depois com o game Ultima Online e posteriormente com outro game, Everquest.

Por muitos anos os jogos multiplayer online ficaram limitados aos computadores, somente se popularizando nos consoles com o lançamento da 7ª geração. Recentemente mesmo com o lançamento grandes títulos single player como The Witcher 3 e Bloodborne percebe-se a insistência de muitas desenvolvedoras em focar os seus games no modo multiplayer como Star Wars Battlefront 3, Rainbow Six Siege e o já lançado Titanfall. Mas diferente da década de 90, nos dias de hoje os dois principais gêneros de games multiplayer são os shooters e os MOBAS’’. Isso não é ruim, pois quando um jogo multiplayer se torna muito popular é provável que ele dure um bom tempo, como Counter Strike e mais recentemente League of Legends. Porém se acontecer do game não se popularizar ele pode acabar sendo esquecido muito rápido fazendo com que as pessoas que os compraram tenham desperdiçado dinheiro.

Outro fator que foi determinante para o crescimento do multiplayer foi o fato de a maioria desses jogos possuir um mercado interno para compra e venda de itens. Este comercio é benéfico tanto para as empresas que ficam com uma parte do valor dessas transações, quanto para os jogadores que podem adquirir itens raros através de dinheiro real além de poderem lucrar com a venda desses itens. 

 Rodrigo Silveira

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